HÉRNIAS

hernias (2)

As hérnias podem ocorrer em várias partes do corpo e são classificadas de acordo com a localização e a origem. Abaixo estão os tipos mais comuns de hérnias:

  1. Hérnia Inguinal: É o tipo mais comum. Ocorre quando o tecido, geralmente parte do intestino, protrai através de um ponto fraco ou rasgo nos músculos inferiores do abdômen, muitas vezes na passagem inguinal.
  2. Hérnia Femoral: Acontece quando o tecido empurra através de uma fraqueza nos músculos da coxa, logo abaixo da virilha. Esse tipo é mais comum em mulheres, especialmente aquelas que estão grávidas ou obesas.
  3. Hérnia Umbilical: Ocorre quando o tecido protrai através de uma área fraca nos músculos ao redor do umbigo. É comum em recém-nascidos e, às vezes, em mulheres que tiveram múltiplas gestações ou partos.
  4. Hérnia Incisional: Desenvolve-se no local de uma incisão de uma cirurgia anterior, onde a parede abdominal não cicatrizou completamente.
  5. Hérnia Diafragmática: A mais conhecida é a hérnia de hiato, que ocorre quando parte do estômago empurra para dentro do tórax através de uma abertura no diafragma. Isso pode levar ao refluxo gastroesofágico.
  6. Hérnia Epigástrica: Surge entre o umbigo e a parte inferior do esterno (osso do peito), onde o tecido pode empurrar através de uma área enfraquecida da parede abdominal.
  7. Hérnia de Spiegel: É uma hérnia que ocorre ao longo do bordo lateral do músculo reto do abdômen, numa linha entre o umbigo e a espinha ilíaca ântero-superior.
  8. Hérnia Lombar: Aparece nas regiões lombares (de Petit ou de Grynfeltt), mais raras, onde há fraqueza na parede muscular do abdômen.
  9. Hérnia Obturadora: Muito rara, ocorre na pélvis quando o tecido ou o intestino protrai através do forame obturado.
  10. Hérnia Perineal: Protrusão de tecidos através da região perineal, que pode acontecer devido a fatores como cirurgia prévia ou parto.

Esses são os tipos mais comumente identificados de hérnias, mas existem outras variações e subtipos menos frequentes. É importante ressaltar que qualquer tipo de hérnia deve ser avaliado por um médico, pois pode requerer tratamento para evitar complicações.

DESTAQUES

O blog disponibiliza informações confiáveis e científicas, que atendem ao propósito de melhorar sua qualidade de vida e bem-estar, com a curadoria do Dr. Stenio Meirelles.